-
Arquitetos: CAUKIN Studio
- Área: 400 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:CAUKIN Studio, Paul Crompton, Katie Edwards
-
Fabricantes: BSI Steel, Chongwe Bricks
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trabalhando em parceria com a instituição de caridade Mães da África (MoA), o CAUKIN Studio passou 3 meses na área rural da Zâmbia construindo 4 salas de aula e uma sala de professores para a Escola Evergreen. O MoA foi criado em 2004 com o objetivo de melhorar a saúde das mães da região e reduzir a mortalidade materna, obtendo acesso à saúde reprodutiva de todas as mulheres. O MoA rapidamente percebeu que, melhorando a educação das crianças da aldeia, elas poderiam contribuir a longo prazo para o objetivo geral da instituição. As crianças na Zâmbia costumam ser educadas apenas até os 14 anos de idade, com escolas com excesso de inscrições e em más condições.
As salas de aula da Evergreen tinham cerca de 150 alunos por turma, dificultando o ensino eficaz do currículo e oferecendo espaço suficiente para que os alunos aprendessem com sucesso. A adição de 4 salas de aula reduzirá as turmas para 40 alunos cada e proporcionará uma sala de aula mais espaçosa ao aprendizado.
O MoA empregou mais de 30 trabalhadores locais, gerenciados pelo CAUKIN Studio pelo período de construção, dos quais 50% eram do sexo feminino. Como as taxas de desemprego na Zâmbia são altas, era importante que o projeto também se tornasse um veículo para ensinar aos trabalhadores novas habilidades, aumentando suas oportunidades de emprego futuro.
O projeto parte do vernáculo local, usando materiais adquiridos em locais próximos, com viagens de no máximo 2 horas de distância, e envolve as salas de aula existentes para criar um grande pátio central dentro da escola. Cada bloco de duas salas de aula é deslocado para criar uma fachada em camadas.
A estrutura da cobertura é definida por treliças de aço, bem acima das salas de aula, para aumentar o fluxo de ar pelos espaços, através das aberturas acima da alvenaria. Os volumes são iluminados naturalmente através de persianas ajustáveis, que podem ser fechadas após o horário escolar.
O paisagismo utiliza pequenas paredes de meia altura que determinam os fluxos no local e criam espaços informais para os alunos almoçarem ou concluírem a lição de casa depois da escola. Para garantir que todos os materiais fossem utilizados de maneira eficaz, maximizando o orçamento da instituição de caridade, todos os elementos de paisagismo foram feitos de materiais cortados ou em excesso, o que significa que o desperdício em todo o projeto foi reduzido ao mínimo. Os escombros de tijolos foram lançados no chão e a madeira foi usada para fazer as portas.
No total, foram utilizados mais de 9.000 tijolos locais, 4.000 blocos de concreto, 2.000 toneladas de areia e 50.000kg de cimento, sendo todo o concreto misturado manuelamente.